ÁREA RESTRITA

Sou HG de Coração: ação comunitária busca ampliação de receita com oferta de benefícios

Iniciativa visa arrecadar recursos para manutenção da estrutura e serviços, prestados 100% pelo SUS, que não têm recebido repasses governamentais sufi

Com o equivalente a R$ 1 por dia, a comunidade de Caxias do Sul e região pode contribuir com a manutenção do Hospital Geral e, em contrapartida, ter acesso a serviços de saúde e consultas médicas com valores reduzidos e a descontos na rede Panvel de Farmácias e na Emercor Emergências Médicas. Este é o modelo de funcionamento da Sou HG de Coração, iniciativa de obtenção de recursos para a ampliação da receita do HG, visando às operações de custeio, lançada na manhã desta sexta, 13 de dezembro, pela Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), mantenedora do hospital.

No evento de lançamento, que reuniu representantes de entidades que apoiam voluntariamente o estabelecimento de saúde, autoridades regionais e a coordenadora da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (que reúne os 49 municípios abrangidos pelo hospital), Tatiane Misturini Fiorio, o diretor geral do HG, Sandro Junqueira, destacou que a iniciativa se inspira nas origens do hospital, inaugurado em 1998, e da própria FUCS, constituídos por iniciativa comunitária. “Em 21 anos e atendendo 100% SUS, o HG cresceu e tornou-se, nesse tempo, um dos quatro entre os 220 hospitais filantrópicos gaúchos a conquistar a Acreditação Hospitalar Nível III, o nível máximo entre os estabelecimentos de saúde no país, e referência em atendimento de qualidade e humanizado para uma população somada de 1,2 milhão de habitantes”, ressaltou.

 

Representantes de entidades que auxiliam voluntariamente o HG, de empresas parceiras, profissionais e gestores da área da Saúde participaram do lançamento na manhã de sexta, 13 de dezembro.

Modelo de gestão de saúde – Contudo, lembrou Junqueira, os repasses governamentais para subsídio do Sistema Único de Saúde ficam historicamente abaixo das despesas, o que tem gerado déficits anuais. Entre os constantes esforços em busca de verbas, surgiu a proposta de arrecadação comunitária. “Temos que encontrar alternativas em nossa matriz de financiamento para continuarmos atendendo 100% SUS, mas não dependendo tanto do poder público. E o Sou HG de Coração é um grande passo nesse sentido”, definiu, adiantando que outras ações com a mesma finalidade devem ser lançados em 2020. “É um modelo não só de sustentabilidade, mas também de gestão da saúde pública”, conceitou a assessora da diretoria do HG, Loiva Mara Andrade.

O presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, revelou que a busca de diversificação de receitas é uma estratégia de gestão. “Quando assumi a presidência, fiz um desafio aos executivos de ampliar a forma de sustentabilidade das mantidas, e eles estão dando resposta. Essa (campanha Sou HG de Coração) é uma delas”, ressaltou, convocando a rede de profissionais e voluntários do Hospital Geral a propagar a captação de apoiadores: “Façam reverberar e contem conosco”.

COMO FUNCIONA:

–  O Sou HG de Coração permite a adesão de pessoas físicas ou jurídicas, e consiste na doação fixa de R$ 30 ao mês ao hospital, por débito em conta ou depósito bancário.

– Para participar, o interessado pode se cadastrar pelo site da campanha ou, pessoalmente, na Central de Atendimento junto ao Serviço de Radioterapia do HG (Rua Prof. Antônio Vignoli, 255 – Bairro Petrópolis), recebendo um cartão nominal como doador.

Benefícios

 

Representantes das empresas parceiras Rede de Farmácias Panvel e Emercor, com a assessora da direção do HG, Loiva Mara Andrade, exibem o brinde com o símbolo da campanha.

– Acesso a serviços de saúde no HG (de Diagnóstico por Imagem, do Laboratório de Análises Clínicas e de Hemodinâmica) com valores abaixo dos praticados no mercado;

– Consultas médicas em várias especialidades, com preços diferenciados;

– Descontos em estabelecimentos/serviços parceiros (Rede Panvel de Farmácias e Emercor Emergências Médicas);

– A partir de março, os participantes também terão descontos e acesso a serviços e estruturas da UCS, como atendimento odontológico, atendimento veterinário, Clínica de Fisioterapia, Ambulatório, piscinas e academia, entre outros.

Contatos
Para mais informações ou adesão ao Sou HG de Coração:
Site: www.souhg.com.br.
Telefone: (54) 3218.7878
WhatsApp: (54) 99931.5066

Fotos: Berenice Stallivieri